No dia da apresentação do trabalho, mostraremos com uma experiência simples a sustentação aerodinâmica proporcionada pela interação das asas com o ar. Temos, portanto, que preparar essa experiência Precisamos também de preparar os slides que nortearão nossa apresentação e pesquisar sobre a evolução do avião, tópico levantado em postagem anterior.
Hoje, dia 14 de maio, decidimos que vamos construir um aeromodelo, ao invés de comprar ou pegar um pronto. Utilizaremos o pequeno avião para explicar os componentes (flap, aileron, profundor, leme, dentre outros...) de um avião real. Para darmos continuidade ao trabalho, temos que levar em conta alguns fatores: 1 - Temos que comprar a madeira, a saber do tipo balsa, para a construção do aeromodelo. 2 - Temos que decidir o modelo do avião. 3 - Arranjar uma máquina digital para filmarmos a construção do avião (o filme será apresentado junto com o trabalho).
Espero que a construção do avião seja mais um fator de aproximação dos alunos com a engenharia.
A seguir, um pouco sobre a madeira balsa... É Éuma madeira de densidade tão baixa (um terço da densidade da cortiça), que um grande volume pode ser carregado por uma só pessoa sem muita dificuldade. A balsa é utilizada para se construir aeromodelos e alguns tipos de embarcações, carrocerias de caminhões, barcos salva-vidas e bóias. Também é utilizada como material isolante nas incubadoras e em carros e caminhões frigoríficos.
Um dos tópicos que abordaremos ao longo do projeto será a evolução do avião ao longo dos anos. Desde as mudanças nas formas (proporcionadas pelos avanços da engenharia) até nos materiais (descobertos e desenvolvidos pela ciência).
É de fácil compreensão a idéia de que uma matéria mais ''leve'' (na realidade menos densa) que o ar sobe, porém ao se observar um avião percebe-se que, apesar de não ser menos denso que o ar atmosférico, ele VOA!
Situação problema:
Nesse trabalho o grupo pretende compreender e explicar alguns princípios da engenharia que são aplicados nos aviões.
Utilizaremos um aeromodelo para o trabalho, consultaremos a equipe de aerodesign do cefet, talvez eles possuam algum modelo que não é mais utilizado.